5 Alimentos que Ajudam a Sua Mente

Seu cérebro é um grande negócio.

Como centro de controle do seu corpo, ele é responsável por manter seu coração batendo e pulmões respirando e permitindo que você se mova, sinta e pense.

É por isso que é uma boa ideia manter seu cérebro em condições de trabalho máximas.

Os alimentos que você come desempenham um papel em manter seu cérebro saudável e podem melhorar tarefas mentais específicas, como memória e concentração.

Este artigo lista 5 alimentos que impulsionam seu cérebro.

1. Peixe Gordo

Quando as pessoas falam sobre alimentos cerebrais, os peixes gordos estão muitas vezes no topo da lista.

Este tipo de peixe inclui salmão, truta e sardinha, que são todas fontes ricas de ácidos graxos ômega-3.

Cerca de 60% do seu cérebro é feito de gordura, e metade dessa gordura é do tipo ômega-3.

Seu cérebro usa ômega-3 para construir células cerebrais e nervosas, e essas gorduras são essenciais para a aprendizagem e memória.

Omega-3 também têm alguns benefícios adicionais para o seu cérebro.

Por um lado, eles podem retardar o declínio mental relacionado à idade e ajudar a afastar a doença de Alzheimer.

Por outro lado, não obter ômega-3 suficiente está ligado a deficiências de aprendizagem e depressão.

Em geral, comer peixe parece ter benefícios positivos para a saúde.

Um estudo descobriu que as pessoas que comiam peixe cozido ou grelhado regularmente tinham mais matéria cinzenta em seus cérebros. A matéria cinzenta contém a maioria das células nervosas que controlam a tomada de decisões, a memória e a emoção.

No geral, os peixes gordos são uma excelente escolha para a saúde cerebral.

2. Café

Se o café é o ponto alto da sua manhã, você ficará feliz em saber que é bom para você.

Dois componentes principais no café, cafeína e antioxidantes, ambos ajudam seu cérebro.

A cafeína no café tem uma série de efeitos positivos sobre o cérebro, incluindo:

Maior alerta: a cafeína mantém o seu cérebro alerta bloqueando a adenosina, um mensageiro químico que o deixa sonolento.

Melhoria do humor: a cafeína também pode aumentar alguns dos seus neurotransmissores, que te fazem se sentir bem, como a serotonina.

Concentração acentuada: Um estudo descobriu que quando os participantes beberam um café grande pela manhã ou quantidades menores ao longo do dia, eles eram mais eficazes em tarefas que exigiam concentração.

Beber café a longo prazo também está associado a um risco reduzido de doenças neurológicas, como Parkinson e Alzheimer.

Isso poderia, pelo menos, em parte, ser devido à alta concentração de antioxidantes do café.

3. Blueberries

Blueberries ou Mirtilos fornecem inúmeros benefícios para a saúde, incluindo alguns que são especificamente para o seu cérebro.

Mirtilos e outras frutas profundamente coloridas fornecem antocianinas, um grupo de compostos vegetais com efeitos anti-inflamatórios e antioxidantes.

Os antioxidantes atuam contra o estresse oxidativo e a inflamação, condições que podem contribuir para o envelhecimento cerebral e doenças neurodegenerativas.

Alguns dos antioxidantes dos mirtilos, se acumulam no cérebro para ajudar a melhorar a comunicação entre células cerebrais.

Estudos em animais mostraram que os mirtilos ajudam a melhorar a memória e podem até atrasar a perda de memória de curto prazo.

Experimente colocar no seu cereal de café da manhã ou adicioná-los a uma vitamina.

4. Brócolis

O brócolis tem poderosos compostos vegetais, incluindo antioxidantes.

Também é muito rico em vitamina K, fornecendo mais de 100% da Ingestão Diária Recomendada em uma porção de 1 xícara (91 gramas).

Esta vitamina solúvel em gordura é essencial para formar esfingolípidos, um tipo de gordura que é densamente embalado em células cerebrais.

Alguns estudos em idosos associaram uma maior ingestão de vitamina K a uma melhor memória.

Além da vitamina K, o brócolis contém uma série de compostos que lhe dão efeitos anti-inflamatórios e antioxidantes, que podem ajudar a proteger o cérebro contra danos.

5. Chocolate Amargo

Chocolate Amargo e cacau em pó tem alguns compostos que melhoram o cérebro, incluindo flavonóides, cafeína e antioxidantes.

Os flavonóides são um grupo de compostos vegetais antioxidantes.

Os flavonóides no chocolate se reúnem nas áreas do cérebro que lidam com a aprendizagem e a memória.

Os pesquisadores dizem que esses compostos podem melhorar a memória e também ajudar a diminuir o declínio mental relacionado à idade.

Na verdade, vários estudos apoiam isso.

Em um estudo que incluiu mais de 900 pessoas, aqueles que comeram chocolate com mais frequência tiveram melhor desempenho em uma série de tarefas mentais, incluindo algumas envolvendo memória, do que aqueles que raramente comeram.

O chocolate também é um impulsionador de humor legítimo, de acordo com a pesquisa.

Um estudo descobriu que os participantes que comeram chocolate experimentaram sentimentos positivos aumentados, em comparação com os participantes que comeram bolachas.

No entanto, ainda não está claro se isso é por causa de compostos no chocolate, ou simplesmente porque o sabor gostoso faz as pessoas felizes.

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