Como se Estressar Menos com os Problemas dos Dias Atuais [VEJA!]

Se você já procurou informações sobre como lidar com o estresse, provavelmente já encontrou muitas dicas para se acalmar quando está em apuros.

Quando seus músculos começam a ficar tensos, sua respiração fica superficial e seu batimento cardíaco dispara, geralmente corre procurar um amigo, terapeuta ou familiar para se acalmar.

Essas são ótimas maneiras para o calor do momento, porém existe um treinamento para o corpo e mente, é como se construísse uma capa resistente ao estresse.

Então, fui atrás de pesquisas e conversei com especialistas para que pudesse encontrar respostas exclusivas sobre o assunto.

Neste artigo responderei algumas perguntas comuns sobre o estresse e passarei algumas dicas para se acalmar diante alguma situação tensa.

Como o estresse reage no corpo de cada pessoa?

Somos todos diferentes um do outro, no entanto, quando se trata de como nosso corpo e mente reagem ao estresse, cada um tem a sua forma de agir e pensar.

habilidades de programação

Quando o corpo se encontra em uma situação estressante, ele libera uma tríade de hormônios, incluindo adrenalina, noradrenalina e cortisol.

Com isso, a genética fornece ao corpo um esboço geral de como operar, e a saúde aos arredores, também desempenham um papel na maneira como o estresse é percebido e tolerado.

Todos nós temos uma “reserva de estresse“, porém, quanto mais nos afundamos nisso, mais resistentes são as reações naturais do corpo.

Cada um de nós tem experiências na vida, e a soma dessas experiências determina a nossa resposta ao estresse.

Se suas experiências de vida têm vários eventos traumáticos e você não teve a oportunidade de se recuperar completamente, isso te deixa mais vulnerável à situações estressante.

Como preparar o corpo para lidar com o estresse?

Mesmo que não possamos mudar a nossa genética ou experiências passadas, podemos tomar medidas para lidar com o estresse e passar mais tempo em um estado relaxado.

Para fazer isso acontecer, é preciso considerar o sistema nervoso autônomo, que geralmente, se equilibra no ramo simpático e parassimpático. Porém, o estresse pode perturbar esse equilíbrio.

O estresse ativa o ramo compreensivo, como de luta ou fuga. E quando estamos nesse modo, o sistema nervoso parassimpático, que controla nossas respostas de “descanso e digestão“, fica em segundo plano.

Dessa forma, o estresse pode fazer com que o seu intestino não funcione tão bem, por isso, pode se sentir mal.

Provavelmente, já ouviu o conselho de alguém para respirar fundo quando está nervoso, isso pode ajudá-lo muito. Pois a respiração pode mudar qualquer sistema que está sob controle.

Vantagens de usar a respiração para se acalmar:

  • Ajuda o sistema nervoso entrar em estado calmo e relaxante;
  • O fluxo sanguíneo volta ao seu cérebro;
  • Consegue pensar com mais clareza;
  • Ajuda a reativar o sistema digestivo.

Pesquisas mostram que quanto mais ativamos a resposta de relaxamento no nosso corpo, mais treinamos a nossa mente como um músculo.

A ativação regular do sistema nervoso parassimpático pode ajudar a combater o estresse que afeta o nosso corpo.

Essa ativação acontece através do nível celular, que reduz o estresse oxidativo, um desequilíbrio entre os radicais livres e antioxidantes do corpo.

Prepare o seu corpo e mente antes que o estresse apareça

Aqui estão algumas maneiras de treinar seu corpo, para entrar em um estado mais relaxado e lidar melhor com o estresse, na medida em que ele surge:

1. Faça meditação e atenção plena

habilidades de programação

Comece pequeno, com uma meditação guiada de 3 a 5 minutos, ou praticando yoga de 10 minutos focados na respiração.

Os efeitos calmantes de algumas sessões, podem ser benéficos para ajudar a criar um novo hábito.

Você também pode começar a treinar sua mente para ter pensamentos fortalecedores, pois o cérebro acredita no que ouve.

Por exemplo, na próxima vez que você pensar “não posso fazer isso”, tente transformar esse pensamento em “ainda não posso fazer isso, mas trabalhando duro, vou conseguir”.

2. Tenha uma alimentação saudável com suplementação

Comer alimentos ricos em antioxidantes, minerais, fósforo, cálcio, ferro, vitaminas A, C, D , E e fibras, pode se manter em homeostase, que por sua vez, combate o estresse e a ansiedade.

habilidades de programação

Dessa forma, mantém o sistema nervoso autônomo equilibrado, o que impede o modo de luta ou fuga assuma o controle quando não for necessário.

Você também pode optar por tomar um suplemento de extrato de óleo de cânhamo, que é rico em todas as vitaminas citadas acima.

*Porém, não se esqueça de consultar seu médico antes de tomar qualquer suplementação.*

3. Faça exercícios físico

O exercício físico é importante para a sua mente quanto para o seu corpo, pois, pode ajudar a reduzir a resposta ao estresse, equilibrando os níveis de cortisol, além de estimular a liberação de endorfinas que elevam o humor.

Então, encontre uma atividade física que você gosta e comece a praticar o mais rápido possível.

Leave a Reply