11 Maneiras de Aumentar a Produtividade

A produtividade máxima é o que todos estamos buscando, mas como aumentar a produtividade para obter esse ponto ideal quando podemos fazer mais em menos tempo?

A produtividade aumenta quando você realiza as seguintes etapas que o ajudarão a trabalhar de forma mais inteligente, rápida e melhor:

  • Estabelecer uma rotina matinal;
  • Planejar seus dias e gerenciar seu tempo;
  • Cuidar da sua saúde;
  • Trabalhar de forma inteligente e fazer pausas;
  • Deixe um tempo para lazer.

Aqui estão os 11 passos específicos que você precisa realizar todos os dias para aumentar sua produtividade.

A produtividade aumenta quando você…

1. Durma o suficiente

Por que? O sono melhora a sua cognição e concentração, e o aumento da cognição e concentração levam ao aumento da produtividade, o que, em última análise, leva a um melhor desempenho.

Quando você dorme pelo menos 7-8 horas todas as noites, suas habilidades de resolução de problemas e memória melhoram, assim você faz mais em menos tempo.

2. Levante cedo

Por que? A maioria dos brasileiros acorda entre 6:00 e 7:30 AM, a fim de começar a trabalhar mais cedo, e terminar mais cedo, então imagine como você teria um ótimo começo se
acordasse ainda mais cedo, digamos, 5:00 AM?

Ter um início tão cedo do seu dia garante que você esteja pelo menos uma hora à frente de todos, você terminará seu dia de trabalho mais cedo e, mais importante, começará seu trabalho quando quase ninguém estiver por perto para distraí-lo.

3. Exercite-se

Por que? Assim que você acordar, tire algum tempo para se exercitar, o exercício ajuda seu corpo a acordar e seu cérebro ficar mais alerta e energizado.

E quando você está alerta e energizado, é mais provável que se concentre no seu trabalho, sendo assim mais produtivo.

Veja uma lista com alguns exercícios que te ajudaram a ter uma vida melhor:

  • Caminhada ao ar livre;
  • Artes Marciais;
  • Natação;
  • Musculação;
  • Crossfit.

4. Planeje suas refeições com antecedência

Por que? As refeições são uma parte importante do seu dia de trabalho, e planejá-las com antecedência ajuda você a economizar tempo que, de outra forma, gastaria pensando no que você quer comer quando já está com fome.

Planejar seus menus diários ajudará você a evitar o estresse
, comer refeições mais equilibradas e até aprender a planejar com antecedência, uma habilidade que você também pode usar no seu trabalho.

5. Coma seu café da manhã

Por que? Muitas pessoas pulam o café da manhã, apesar de ser talvez a refeição mais importante do dia.

Um “pequeno almoço” equilibrado, te ajuda a acumular energia pela manhã para começar bem o dia.

Considerando que tudo o que você come se transforma em glicose, ao comer logo de manhã você recebe uma onda de glicose imediatamente, o que garante que você se mantenha concentrado e focado no que você está fazendo (pelo menos até a hora do almoço).

6. Beba muita água

Por que? Nossos cérebros são 85% de água. Se essa porcentagem de água cair em apenas 1% você perde 5% de suas habilidades cognitivas. Você se torna menos focado, menos alerta e menos propenso a ser produtivo.

Mas, bebendo cerca de oito copos de 250ml, 2 litros, ou, simplesmente, bebendo sempre que estiver com sede, você garante que está sempre totalmente hidratado e focado ao máximo.

7. Manter uma lista de tarefas

Por que? Ao compilar uma lista de coisas que você tem que fazer, você sempre saberá exatamente o que você tem que realizar até o final do dia.

Assim que tiver tudo no papel, será menos provável que se afaste do que é realmente importante e menos provável que perca tempo.

8. Defina seus próprios prazos

Por que? Os prazos ajudam você a colocar seu trabalho em perspectiva, quando você sabe que precisa terminar uma tarefa importante na próxima semana e a outra tarefa importante no próximo mês, você entenderá suas prioridades e o que precisa fazer primeiro.

E quando você definir seus próprios prazos (não importa se você tem um prazo oficial para ele ou não), você vai se inspirar a se fixar em uma determinada data e hora, e tentar vencê-lo.

9. Definir metas

Por que? Ao definir uma meta, você terá uma ideia mais clara de quais etapas você precisará realizar e quais ações o ajudarão a alcançar essa meta.

Ao definir uma meta SMART (específica, mensurável, atingível, relevante, com prazo limitado), você saberá que sua meta é gerenciável, então se sentirá mais inspirado a ir atrás dela.

10. Definir recompensas

Por que? Imagine um cavalo correndo atrás de uma cenoura amarrada à cabeça, um pouco fora de alcance. O cavalo pode correr e correr, mas ele nunca vai alcançá-la, então por quanto tempo ele vai se sentir motivado a correr atrás dela, até que ele saia da corrida?

O mesmo vale para as pessoas, a menos que você se permita uma recompensa durante uma longa corrida para o sucesso, as chances são de você não ficar interessado tempo suficiente para chegar à linha de chegada.

Pequenas recompensas quando você alcança marcos, como uma noite fora com amigos, são um impulso bem-vindo para sua determinação e uma boa carga de bateria para sua produtividade.

11. Faça bom uso do tempo de trajeto

Por que? O tempo de trajeto é muitas vezes elogiado como tempo morto que você é obrigado a perder todos os dias, preso no trânsito ou condenado a uma longa viagem de trem ou ônibus para o trabalho.

Mas você pode usar esse tempo para sua própria vantagem, tirar uma soneca, ver seus e-mails, fazer um curso online, ouvir um audiolivro.

Você vai tirar da carga de trabalho que espera por você no escritório, descansar mais ou até mesmo aprender algo novo.

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